quarta-feira, 3 de junho de 2009

Era uma vez uma estrela cadente…

Britain’s Got Talent não foi afinal ganho por Susan Boyle.
Parece que a beleza não só é vencedora absoluta, como o facto de se ser feio, e já agora velho e virgem (sim, virgem com aquela idade) é, hoje, um motivo para o suicídio.

Expor-se em público e em privado, mostrar não só a sobrancelha – sim, aquilo era uma única sobrancelha que se alastrava pelos dois olhos – como a sua casa, os seus crochets e as suas porcelanas,   para depois ser trocada por um grupo de bailarinos eléctricos e jovens (aposto que já não virgens) é humilhante.
Na verdade, ela foi uma espécie de aberração num circo de vaidades.
Do quase-quase "podes ser o que quiseres em Inglaterra" para o desfecho frustrante de "mas não foste, pára lá de sonhar, ó campónia", passaram sete semanas de vertigem, qual montanha russa de emoções e expectativas.
Imagino aquelas senhoras de cinquenta anos que transferiram para a pobre Susan o sentimento de "se ela pode vencer, qualquer um pode" acabarem, ontem, por chegar à conclusão de que não, o máximo dos máximos a que se chega é ao quase-quase para depois dar entrada no hospital por esgotamento.

Talvez o problema não esteja em Susan Boyle.
Talvez o sucesso que teve esteja directamente ligado aos outros todos que acharam espantoso uma pessoa tão subtraída dos padrões estéticos perfeitos ter "aquela" voz, como se de um fenómeno anti-natural se tratasse, só porque "é feia".
Talvez ela se tenha deixado atordoar com um estrelato súbito mas efémero, que a fez sair da rotina dos cães de louça e dos crochets entediantes.
Talvez agora Susan Boyle queira reaver a sua vida pacata, sem convites patéticos para participar em filmes pornográficos.

She dreamed a dream, só por isso, por ter ousado sonhar em voz alta – e com que voz, senhores – merece o nosso aplauso.

Paula Cristina Bicho, nº. 21832

4 comentários:

  1. há mts casos em que "os vencidos" em concursos televisivos de talentos acabam por vencer no mercado discografico, mt mais depressa que os vencedores

    a voz aliou-se a uma boa dose de mediatização, já está lançada ;)

    ResponderEliminar
  2. A Boyle pode não ter ganho, mas não é de forma alguma uma estrela cadente. Talento é o que não lhe falta. Embora tenha perdido, ela merecia ter ganho. Mas, também acho injusto avaliarem diferentes tipos de arte ao mesmo tempo. Mas até que os miúdos tiveram bem!!! Os British decidiram, e ela não ganhou.

    Mas indiferente é que não passou.

    ResponderEliminar
  3. Boyle vai recuperar e mostrar que é tão boa como qualquer outra artista.. Eu cá continuo a torcer por ela :)

    ResponderEliminar
  4. votar na Boyle por ser "feia" seria como votar no Obama por ser negro, significaria ter as prioridades todas trocadas.
    As pessoas cansaram-se um pouco da "estrela em ascenção", é tudo. Se a indústria o quiser ela ainda venderá uns bons milhões até (re)cair na obscuridade.

    ResponderEliminar