sexta-feira, 12 de junho de 2009

Confissão

Gosto de ti três vezes por semana. Quando estás em silêncio, quando visitas o teu filho e quando me dizes boa noite.
Casámos há três anos, e em trezentos e sessenta e cinco dias de medo a multiplicar por três dígitos de solidão, ainda não descobri com que código encontrar o caminho do teu coração.
Deambulas pela casa, falas muito e nunca sabes que dizer, trazes nas mãos a doçura de uns lábios doces que ainda não aprendi ao certo como beijar.
Saio cedo e chego tarde. Encontro-te muitas vezes a dormir, como se o sono, por instantes, fosse o remédio para a dor e para o medo, o antídoto para as horas de solidão em que o meu corpo se encontra demasiado distante do teu.
Escrevi para dizer-te uma frase, uma frase apenas:
Ontem fui à igreja.
Disseste que me faria bem, disseste que me ajudaria a esquecer.
Não me recordo de todas as tuas palavras, como disse, falas de mais e eu, por vezes, escuto pouco.
Recordo-me apenas da tua expressão, das maçãs do teu rosto, do carinho do teu olhar.
Pediste-me que fosse.
- Precisas perdoar-te,
Disseste.
Como poderei perdoar-me se nunca saberei perdoar? Como poderei olhar-te, se nunca deixei que me olhasses? Como poderei esquecer-me se é o esquecimento que me mata por dentro?
Sentei-me. Ele olhou-me sem saber que eu nunca poderia olhá-lo. Disse-me:
- Que te traz por cá?
E eu, como no psicólogo, a fingir, sempre a fingir.
Ele sorri. Não tem medo da verdade. Encontra-a vezes demais.
Num instante, diz-me:
- Há quanto tempo o fizeste?
-3 meses , respondo eu.
Entendo agora que o melhor é começar pelo fim, ajuda-nos a ganhar coragem.
- Arrependes-te? - pronuncia na sua voz rouca e austera.
- Não. Por isso nunca saberei como perdoar-me - respondo-lhe.
Ele escuta o silêncio, entende que se trata de amor, apenas o amor pode falar assim, sem sentido, sem razão, e no entanto, tão profundamente carregado de mágoa.
Diz-me minutos depois uma frase que dificilmente esquecerei,
- O amor perdoa. O amor perdoa sempre.

Isa Mestre nº 34028

9 comentários:

  1. TDT - Televisão Digital Terrestre
    A televisão terrestre é a implementação da tecnologia digital, de forma a providenciar um maior número de canais e uma qualidade na imagem ou som, em relação à antena convencional do actual sistema analógico concorrendo com o satélite e a televisão por cabo. No entanto, a TDT, utilizando o sistema DVB-T, permite uma interactividade que outrora o sinal analógico não permitia.
    Vantagens:
    O Sinal TDT é muito mais imune às interferências que o sinal analógico (facto particularmente importante nas zonas urbanas);
    Esta nova tecnologia digital dá uma maior definição à imagem transmitida e aumenta as possibilidades para os vários formatos dos ecrãs existentes;
    Providencia uma maior flexibilidade para a introdução de novos serviços, como o aumento na escolha de programas, mobilidade e alta definição;
    Para além de tudo isto, é possível oferecer mais serviços ao consumidor, como as multicâmaras, o “Video on Demand”, a internet na televisão, entre outros.
    Finalmente, quando se trata de transmissão de informação digital é permitida uma grande flexibilidade no conteúdo, sendo possível misturar um número arbitrário de canais de vídeo, áudio e dados num único sinal.
    Susana Apolónio Nº 29814 CC

    ResponderEliminar
  2. A globalização afeta todas as áreas da sociedade, principalmente a comunicação, comércio internacional e liberdade de movimentação, com diferente intensidade dependendo do nível de desenvolvimento e integração das nações ao redor do planeta. A globalização das comunicações tem a sua face mais visível na internet, graças a acordos e protocolos entre diferentes entidades privadas da área de telecomunicações e governos no mundo. Isto permitiu um fluxo de troca de ideias e informações sem critérios na história da humanidade. Se antes uma pessoa estava limitada a imprensa local, agora ela mesma pode se tornar parte da imprensa e observar as tendências do mundo inteiro, tendo apenas como factor de limitação a barreira linguística.
    Outra característica da globalização das comunicações é o aumento da universalização do acesso a meios de comunicação, graças ao baixo custo dos aparelhos, principalmente telemoveis e os de infraestrutura para as operadoras, com aumento da cobertura e incremento geral da qualidade graças a inovação tecnológica. Hoje uma inovação criada no Japão pode aparecer no mercado português ou brasileiro em poucos dias e virar sucesso de mercado. Redes de televisão e imprensa multimédia em geral também sofreram um grande impacto da globalização. Um país com imprensa livre hoje em dia pode ter acesso, alguma vezes por televisão por assinatura ou satélite, a emissoras do mundo inteiro, desde NHK do Japão até Cartoon Network americana.
    Pode-se dizer que este incremento no acesso à comunicação em massa accionado pela globalização tem impactado até mesmo nas estruturas de poder estabelecidas, com forte conotação a democracia, ajudando pessoas antes alienadas a um pequeno grupo de radiodifusão de informação a terem acesso a informação de todo o mundo, mostrando a elas como o mundo é e se comporta. Mas infelizmente este mesmo livre fluxo de informações é tido como uma ameaça para determinados governos ou entidades religiosas com poderes na sociedade, que tem gasto enorme quantidade de recursos para limitar o tipo de informação que os seus cidadãos têm acesso.
    susana apolónio nº29814 cc

    ResponderEliminar
  3. há que respeitar o trabalho da Isa,q comentários são esses?! lol

    o texto está deliciosamente bem escrito como sempre, é pena terem sempre uma mensagem triste, de sofrimento.

    *

    ResponderEliminar
  4. Os comentários normalmente servem para comentarmos o texto a que corresponde. Portanto, devem ser apropriados à temática. lol

    Isa gosto muito, apesar de ser a favor de sentimentos mais ska =)

    ResponderEliminar
  5. O comentário era dirigido aos dois primeiros comentários pouco adequados com o artigo da Isa e não ao artigo dela. Está bem assim?:p

    ResponderEliminar
  6. o texto está incrivelmente bem escrito, o q não é novidade =)

    ResponderEliminar
  7. Bom post susana, aliás, bons posts!!

    Parabéns! 5*!!

    ResponderEliminar
  8. anonimo eu n tava a falar de ti lol
    percebi isso ;)

    ResponderEliminar