segunda-feira, 8 de junho de 2009

Tensão-Final-de-Semestre

Numa altura em que se aproxima o final do ano e em que os alunos só já pensam na praia (que ao fim ao cabo está aqui tão perto) existem inúmeras razões que fazem os estudantes continuarem agarrados a folhas, livros e computadores.
O problema é que os professores insistem em marcar todas as tarefas – trabalhos de grupo, recensões individuais, frequências – para as duas últimas semanas do semestre.
A minha pergunta é: porque não é o trabalho distribuído ao logo do semestre, doseando assim a quantidade de trabalho a executar pelos alunos? Se assim fosse os estudantes universitários poderiam agora estar menos subcarregados e poderiam então desfrutar da larga costa Algarvia que os acompanha em todo o seu percurso escolar.
Num período pós semana académica, os horários e ritmos de trabalho ainda não voltaram ao normal. Regulados pela rotina do deitar de manhã e levantar à noite (ou quase), os alunos encontram agora semanas de horror e de levar as mãos à cabeça, não de ressaca, mas de apresentações e frequências todos os dias (sensivelmente).
Por outro lado, a culpa também é dos alunos. Querem semana académica (com tudo o que esta acarreta), querem praia, dormir… mas esquecem-se dos trabalhos. Primeiro, deixam os professores marcar os trabalhos todos para o fim do semestre, depois só os começam a fazer uns dias antes da data limite de entrega.
A minha sugestão é, porque não entramos todos em consenso e conseguimos que ambas as partes saiam beneficiadas?!


Mariana Soares, 34040

5 comentários:

  1. já não posso com trabalhos :S

    ResponderEliminar
  2. O problema este semestre foi mesmo a quantidade de trabalhos que decidiram que seria de bom gosto fazermos.
    Porque mesmo com o tempo bem gerido para não deixar trabalhos pendentes, a verdade é que o tempo é escasso para tantas tarefas.
    E chegamos ao ponto de, a metros da costa algarvia e com o mês de Junho a meio, ainda não termos sequer sentido a bela areia nos pés, molhados da água salgada.
    Bem, pior será quando, em vez de 2 meses de férias, tivermos 2 semanas de férias. Até lá, aproveitem!

    ResponderEliminar
  3. Férias? Queres férias? Muito Bem.. Até lá trabalha... =/ Porque um semestre são 6 meses mas só os 2 finais é que realmente existem...

    ResponderEliminar
  4. A verdade é que depois da S.A. começa tudo a puxar os cabelos com a quantidade de frequências, trabalhos e outros que tal.. É sofrer até ao último dia..

    Mas também concordo com a Tânia, quando entrarmos no mercado de trabalho será pior.

    Pensemos positivo pessoal, já só falta uma semana :P

    ResponderEliminar