segunda-feira, 15 de junho de 2009

Internet - Lugar de Hibridismo e de Nomadismo

O ambiente comunicacional promovido pelas redes e serviços telemáticos têm na sua essência a dimensão de híbrido, o que lhe dá uma natureza inovadora. Esta dimensão de hibridismo tem várias facetas que têm em comum a experiência da oscilação. Uma das dimensões em que o fenómeno é mais patente é na questão do local e do global.
Quando se utilizam os serviços em rede o sujeito fica suspenso entre o seu enraizamento local e a sua pertença global. O indivíduo vive a dimensão de híbrido quer pela possibilidade de incorporar tecnologia no seu corpo, quer pela fusão da identidade com a dinâmica da interacção telemática. A rede e serviços telemáticos são em si mesmo híbridos enquanto linguagem porque acolhem simultaneamente escrita, imagem, som, vídeo, unido pela estrutura de interactividade. É neste ambiente comunicacional, em que as fronteiras se diluem, que se desenvolve uma nova geografia que deixa de ter como elementos estruturantes o espaço e o tempo e passa a ter como estrutura os nós de conhecimento e de aglutinação motivacional como ímanes de atracção dos habitantes desse novo espaço.
Umas das particularidades dos sujeitos que utilizam o ciberespaço enquanto espaço de vivência é o nomadismo, na medida em que a ausência de átrio espaço temporal convida á mobilidade, que é dirigida pelas necessidades de informação, de saber e de pertença. Geram-se novos mapas cognitivos e novos laços sociais.


Ana Filipa Pereira, nº 35414

Sem comentários:

Enviar um comentário