segunda-feira, 8 de junho de 2009

Jardim Zoológico da liberdade de imprensa

Há lobos e cordeirinhos, mas quem é que está na lista negra de quem no jardim zoológico da liberdade de imprensa?
Menos de um ano depois de ter saído da lista negra dos países patrocinadores do terrorismo, tida pelos Estado Unidos, a presença da Coreia do Norte nessa lista volta a ser colocada em questão.
Entre os vários motivos que apontam para tal, fala-se nos mais recentes testes nucleares, feitos pela Coreia do Norte, mesmo depois de fortemente condenados os primeiros testes. Mas o motivado mais forte tem mesmo a ver com o que se fala e de que forma se fala.
Num atentado direccionado à liberdade de imprensa, que me preocupa especialmente como aluna de ciências da comunicação, mas também como membro da aldeia global, a Coreia do Norte condenou hoje, dia 8 de Junho, duas jornalistas americanas, Euna Lee e Laura Ling – ambas da cadeia de televisão Current TV, a 12 anos de trabalhos forçados.
Na lista negra da censura coreana encontram-se as duas jornalistas, por alegadamente terem passado de forma ilegal a fronteira. As mesmas foram detidas em Março passado, enquanto trabalhavam numa reportagem junto à fronteira da Coreia do Norte com a China.
A tomada de posição de Pyongyang, já foi condenada pelo Japão e pelos Estados Unidos da América, tendo a Casa Branca feito saber que que Barack Obama está “muito preocupado”.
Aproximadamente dois meses depois de se comemorar o dia internacional da liberdade de imprensa parece haver grandes restrições à mesma, as quais nem o Ocidente parece conseguir combater.
O comunicado da Casa Branca salienta que os EUA estão a usar "todos os canais possíveis" para obter a libertação das duas jornalistas.
Depois de te ter contado a história do capuchinho azul da imprensa, deixo que escolhas o lobo mau, porque zebras e listas pretas hão de haver sempre, no jardim zoológico da liberdade de imprensa onde é olho por olho, ouvido por ouvido e boca por boca!


Tânia Marques, nº 34050

1 comentário:

  1. No jardim zoológico também , como na selva, quem manda é o leão.. assim, por mais dias de liberdade que existam se o que fizeres não vai de encontro aos interesses do mesmo, é caso para dizer: "Estás feito meu"

    Esta é a realidade...

    ResponderEliminar