terça-feira, 14 de abril de 2009

O final dos tempos!



No mundo de hoje, vivemos submersos de poluição.
No ar, com as contaminações das águas, químicos, alterações climáticas e estes tipos de poluição são os maiores responsáveis por 30% das mortes no mundo, e pior ainda quase 50% dessas mortes são crianças.

No início do sec. XXI os cientistas Europeus alertaram que a utilização de químicos em processos industriais e agrícolas afectam os sistemas reprodutivos das crianças, e como é lógico, afectam principalmente os países em desenvolvimento.

Segundo estudos recentes da Organização Mundial de Saúde, 1,5 milhões de crianças morrem vítimas de diarreias provocadas pelas contaminações dos rios e 2,5 milhões não alcançam os cinco anos devido a infecções respiratórias.

A má nutrição e a diarreia são as principais causas de mortalidade infantil nos países em desenvolvimento,devidas às contaminações e má qualidade da água.

Poluição atmosférica vitimiza três milhões de pessoas por ano e quase
90 por cento, em países em desenvolvimento.
Na Europa, um estudo realizado no Reino Unido, alertava que a poluição automóvel pode aumentar a asma nas crianças. E na Rússia morrem cerca de 250 mil crianças devido à poluição.

A poluição não é só isto, no entanto, estes dados são dramáticos, e só sugerem um desenvolvimento contraditório aos princípios básicos da vida, “viver com a mínima qualidade de vida”.

Estes números aparecem na televisão todos os dias e todos os dias não fazemos nada. Penso que a indiferença a estes graves problemas é o pior problema da luta contra a poluição. Nós somos o problema principal bem como os números finais desta triste realidade...

Quando iremos mudar??? Para mim daqui a 10000 estaremos de volta às selvas a tentar aprender a fazer fogo e a iniciar uma nova Era… Os novos Neolíticos.

Pedro Carrega.

2 comentários:

  1. A realidade aqui abordada não deixa de ser assustadora e de nos deixar alerta para uma mudança de atitudes, contudo, creio que o tema "Ambiente" é hoje um subterfúgio para nos esquecermos de temas igualmente importante e que nos podem levar à extinção enquanto raça...A "modernice" ambiental acaba por nos fazer de certa forma esquecer que ainda há fome, carência de condições básicas de saúde, entre outros problemas que não podem simplesmente ser apagados deste "mapa" em que vivemos...

    ResponderEliminar
  2. Isso começa em cada pessoa, e estende-se certamente às grandes industrias dos diversos sectores...
    Mas partindo de nós, a única maneira de se acabar com a poluição é meter as pessoas a vier num caixote do lixo...

    ResponderEliminar