sábado, 18 de abril de 2009

A Evolução..

Actualmente, entramos numa nova era. A era da WEB 2.0.
Esta foi criada pela empresa O'Reilly Media em 2004 e refere-se a uma segunda geração de serviços na Internet com realce na colaboração e partilha de informação.
A Web 2.0, é uma versão mais humanista da Internet. Uma Internet feita por pessoas para as pessoas, é a evolução de toda uma rede para uma enorme plataforma que opera, comunica e partilha conteúdos e serviços.
Algumas das aplicações Web 2.0 permitem a personalização do conteúdo mostrado para cada utilizador, sob a forma de página pessoal, permitindo uma filtragem de informação que cada um considera relevante. A relevância de conteúdo é então analisada e ganha destaque quando se torna popular.
Este conceito da personalização torna-se também relevante quando o conteúdo deixa de se apresentar como apenas texto e passa a estar disponível em imagens, animações flash ou vídeos.
Dentro dos princípios da Web 2.0 o conteúdo deve ser aberto, utilizando licenças que flexibilizam os direitos de autor permitindo que cada utilizador reutilize o conteúdo. A partilha de informações foi essencial para a explosão dos sistemas de conteúdos em forma de blogs. A colaboração também permite criação de conteúdo mais preciso e actualizado como no caso do Wikipedia. Esta permite que qualquer um crie ou edite uma entrada numa enciclopédia em constante actualização. O Digg valoriza as sugestões de páginas que têm mais votos, enquanto o Del.icio.us utiliza um sistema semelhante mas com os favoritos ("bookmarks") de milhões de pessoas.

Além do conteúdo editorial e noticioso, na web 2.0 o conteúdo de alguns sites visa gerar comunidades, seja através de sites de relacionamento, comentários em notícias ou blogues.
A WEB 2.0 tem uma forte componente Social e é usada na descrição e interacção dos utilizadores. A forma mais comum de socializar é usada para quebrar distâncias físicas através de conferências por webcam ou na partilha de imagens e fotos. A estes elementos é também comum atribuir uma geo-referenciação de forma a localizar uma área, morada ou monumento.

A utilização web como forma de comunicação tem vindo a aumentar e a criação de redes sociais permite que as pessoas se relacionem no mundo virtual ou até mesmo encontrar amizades perdidas. O conceito do social assenta na criação de perfis que identifiquem o indivíduo e a sua localização, analisem a sua reputação e o que os outros sentem por ele, redes de confiança e amizade, grupos de interesse e conversas sobre tópicos comuns e essencialmente a partilha de conteúdos com os outros utilizadores.
Tudo se vende e tudo se compra na web logo uma pessoa com um computador ligado à Internet é um potencial consumidor.
Desde a sua criação a web nunca parou de evoluir, apenas em determinada altura deu um salto significativo e com modelos de negócio muito mais realistas.

Carla Martins nº 35416

1 comentário:

  1. Porque plagiou essa informação? Devia manter os créditos: http://webgrau.com/web-20/

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